terça-feira, 1 de junho de 2010

Amamentação - a primeira vez!

Tive meu primeiro filho em março de 2000 na Pro Matre, justamene por ser uma maternidade q apoiava incondicionalmente a amamentação. Tb sabia q não ia ter ajuda de ninguém experiente, por isso fui atrás de informações,fiz o curso de gestante, etc.
Eu queria ter PN, porem meu filho entrou em sofrimento fetal e precisei ir para uma cesarea de emergencia.Correu tudo bem,ele nasceu as dez da noite, e a uma da manhã já estava no quarto para a primeira mamada. Meu quarto estava repleto de gente, pedi para TODOS sairem, a mulherada chiou, mas eu não queria ninguém dando pitaco nessa hora tão importante. Vieram duas enfermeiras q me ensinaram a posicionar o bebê no peito. Dei um pouco de cada mama, desceu bastante leite. O Mariano tinha muita cólica, mas mesmo assim mamava muito. Quando fui pra casa ele chorava muito por causa das cólicas, mas eu não sabia q era isso - e aí começaram os pitacos:
- seu leite tá fraco;
- tem q dar NAN
- vc deve estar sem leite
....entre outras pérolas...
meu filho tinha 5 dias, e e tinha me empenhado tanto para amamentar, não ia desistir assim e resolvi ir numa pediatra. Ela o examinou , disse q era saudavel e me explicou q meu leite o estava sustentando sim e muito bem, e me mostrou uma conta simples. A média de engorda diaria do bebê estava em 45-50g, sendo q o indicado era 30g. Com isso calei os pitaqueiros... só q na semana seguinte meus bicos racharam, de sair sangue, e o povo querendo entuchar Nan na criança... Continuei a dar o peito com a ajuda de um bico de silicone, no começo dói, mas depois alivia. Depois da amamentação eu passava o leite no bico e tomava banho de luz, durante uns 10 minutos. Depois passava a pomada Bepantol, q é cicatrizante e não faz mal ao bebê. Em uma semana meu peito tava bala!!!
Aprendi tb a amamentar deitada, e foi muito bom, pois o bebê gostava e minha coluna agradecia.
Deu tanto leite q eu tirava de bombinha e congelava em pequenos potes q eu higienizava (na época eu procurei a respeito em sites de ONGs e hospitais).
Deu tão certo q meu filho foi pra escolinha com 4 meses e meio e até os 8 só mamou leite materno (ensinei as cozinheiras da escola a como manusear e descongelar o leite, para q ele não contaminasse ou perdesse suas propriedades).
Meu filho desmamou no mês q ele completou um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ter vindo!